domingo, 1 de abril de 2018

PET Clube de leitura - A redoma de vidro (Sylvia Plath)


Nesta quarta (04), teremos o primeiro PET CLUBE DE LEITURA! O livro escolhido para discussão foi o único romance escrito pela escritora norte-americana Sylvia Plath: A Redoma de Vidro (The Bell Jar, no original). A autora coloca, nessa obra, muito de sua própria vivência: a protagonista, Esther Greenwood, estudante de Boston, recebe uma oportunidade de estágio em uma grande revista americana em Nova York, sonho da maioria de suas colegas universitárias. Na grande metrópole, Esther, entretanto, não se sente animada e extasiada. Pelo contrário: começa a desenvolver sintomas de depressão.

A narrativa reflete muito de Plath: assim como Esther, a escritora foi estagiária da revista americana Seventeen e enfrentou a depressão até o seu suicídio em 1962 (antes, já havia realizado outras tentativas). A morte é um tema que perpassa a sua obra. No poema Lady Lazarus, ela diz: “Dying is an art, like everything else, I do it exceptionally well.”

O livro foi escolhido pensando na relevância temática (depressão) e nas discussões teóricas acerca do conceito de autoficção que ele suscita.

Não deixem de ler a obra e participar de nossas discussões! Como todas as atividades propostas pelo PET, vale horas complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário