O que é o PET?


PET é o Programa de Educação Tutorial, criado em 1979, aperfeiçoado e ampliado durante 20 anos sob o acompanhamento e avaliação da CAPES. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Ensino Superior - SESU/MEC.

É designado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação ou por outro órgão por sua determinação. O apoio é concedido ao curso por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação desde que obedecida as regras do programa.

O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem. E procura propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementam a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e ampliar ou aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, espera-se proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

Assim sendo, o PET não visa apenas proporcionar a seus componentes e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

Objetivos gerais

Promover o desenvolvimento da qualidade acadêmica dos graduandos, de forma direta ou indireta, estimulando o predomínio de valores que reforcem a consciência social de todos os envolvidos, levando a uma melhoria geral dos cursos de graduação.

Objetivos específicos

• Favorecer uma formação acadêmica de elevado nível, visando a formação de profissionais críticos e comprometidos, através:

- do desenvolvimento de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo;
- do envolvimento dos integrantes em tarefas que propiciem o aprender e o refletir criticamente;
- da discussão de temas relevantes para o exercício profissional;
- da integração da formação acadêmica com as futuras atividades profissionais;
- da participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

• Estimular a melhoria do ensino de graduação por meio de: 

- desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso.
- atuação dos integrantes como agentes disseminadores de novas ideias e práticas;
- desenvolvimento de atividades que promovam o contato dos integrantes e demais alunos do curso com a realidade social em que o grupo/curso estejam inseridos, estimulando a amplitude da consciência do papel do aluno/curso, perante a sociedade.

Componentes do Pet Letras

Somos graduandos em Letras pela Universidade Potiguar e formamos o grupo PET de Literatura Norte-rio-grandense. Desenvolvemos trabalhos de pesquisa e divulgação de autores potiguares, além de promover palestras, mini-curso e grupos de estudo voltado para os acadêmicos da instituição e em outros momentos para a comunidade. O grupo é formado por doze bolsistas e tem como tutora a professora Dra. Conceição Flores.

Tutora
Profa. Dra. Conceição Flores


Bolsistas

Afonso Barroso
Currículo lattes


Dennis Santiago


Denise Coutinho


Graciela Marques


Kenzo Jobim



Laís Silva
Layse Delfino
Currículo Lattes


Lanuk Nagibson

Lucas José


Micaella Karenina

Sarah Josuá
Currículo Lattes

Thiago Sabino


Bolsistas que já fizeram parte do PET Letras UnP:

Aline Cristina Coelho de Melo
Arly da Costa Silva
Bárbara Jacinta Bezerra
Canniggia de Carvalho Gomes
Clara Manuella
Claudio Silva
Evandro Rodrigues da Silva
Fernanda Câmara
Genilda Vicente
Hugo Leonardo
Ionara Souza
Isaac Isídoro Diniz
Juliana Cavalcante
Julianeide Herculano Araujo
Larissa Pereira Soares
Liliane Taise Tavares
Lindalva Rocha
Ludmila Brena Gesteira da Paixão
Makson Matheus Germano Freitas
Maria de Fátima Lima Lopes
Talita Soares Machado
Talles Campello
Vanessa Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário