domingo, 8 de abril de 2018

CONVITE - PET CLUBE DE LEITURA - O DIA DAS MOSCAS

Escolhido no último PET CLUBE DE LEITURA, o livro a ser discutido no próximo encontro é o romance “O Dia das Moscas”, do potiguar Nei Leandro de Castro. Ficcionista e poeta, Nei Leandro possui uma fértil produção literária, que é reconhecida além das fronteiras do Rio Grande do Norte. Seu romance “As Pelejas de Ojuara”, publicado pela Nova Fronteira, foi adaptado para o cinema com o título “O Homem que Desafiou o Diabo”, dirigido por Moacyr Góes.

Lançado pela primeira vez em 1983, nesse romance de maus costumes, o autor se propõe a narrar, de forma crítica e irônica, a formação do povo brasileiro, em especial, a da nação potiguar: o romance inicia-se com a união do caçador de socós Cançado com a índia Hosana e, dessa união, segue uma imensa prole que habitará as terras potiguares.

Ressoando o projeto inicial do Modernismo literário brasileiro, o romance parodia a tradição romântica brasileira (obras como Iracema, Guarani...), apresentando uma série de anti-heróis que ecoam certos tipos brasileiros. Sendo assim, o encontro será também uma oportunidade de discutir questões teóricas relacionadas aos conceitos de paródia, dialogismo, intertextualidade etc.

A discussão será realizada no dia 02/05, às 17h, na sala E2, da UnP – Floriano Peixoto, contabilizando 5h complementares. Caso você não possua vínculo com a UnP e queira participar, entre em contato conosco! Aos alunos que desejarem adquirir o livro, ele se encontra à venda na sala do PET pelo valor de R$ 10,00. Além disso, ele está disponível para empréstimo em nossa biblioteca (não a da UnP, a do PET)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário