sexta-feira, 2 de março de 2018

Encontro com o poeta Oreny Júnior


Na última quarta (28/02), o PET - Literatura no RN promoveu o primeiro Encontro com Escritores de 2018, com a participação de Oreny Júnior, poeta potiguar.

Durante o evento, mediado pelo bolsista Kenzo Jobim, o autor falou de suas referências literárias (que vão de Graciliano Ramos a James Joyce), de sua história de vida, de suas publicações e de seu trabalho de resgate da literatura potiguar.


Definindo-se como um “rato de sebo”, Oreny percorre o Rio Grande do Norte inteiro atrás de obras esquecidas ou esgotadas de nossa literatura para a sua coleção, que gira em torno de 3000 livros. Recentemente, abriu um sebo que funciona na varanda de sua casa em Parnamirim, com raridades de nossa cultura. Na sua página do Facebook, o autor posta sobre um livro potiguar todas as manhãs.

 
A professora Conceição Flores, tutora do PET, parabenizou-o pelo seu trabalho de resgate, definindo-o como um exemplo de cidadania.

Ao ser questionado sobre o papel do poeta na sociedade, Oreny disse: “Enxergar o que as pessoas vêem.”

Ao final de sua fala, Oreny fez um apelo para que o público valorizasse a literatura norte-rio-grandense, buscando sempre conhecer novos autores, sem se esquecer dos antigos.

Texto: Lucas José de Mello Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário