sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Entrevista: Lívio Oliveira



O escritor Lívio Oliviera esteve na UNP para participar do Encontro com Escritores, evento mensal promovido pelo PET. Poeta, escritor e advogado, Lívio conta como se apaixonou pela poesia e fala do quão é importante haver o reconhecimento a jovens escritores.


PET: Você é poeta, escritor, professor, advogado, o que mais predomina em Lívio Oliveira?

Lívio: Como todo ser humano sou múltiplo, tenho múltiplos desejos e anseios, divido a vida em advocacia pública e a literatura, usando a palavra nos dois ofícios, uma por “ganha-pão” e pela outra eu tenho minha verdadeira paixão. Tento organizar o tempo para fluir tudo com disciplina.

PET: Como se deu o seu contato com a literatura?

Lívio: Foram muitos momentos. O mais importante foi, aos sete anos, quando descobri a pequena biblioteca do meu pai, aquilo era um mundo. Na adolescência, quando descobri Fernando Sabino, as crônicas de Carlos Drummond, Raquel de Queiros, Monteiro Lobato. Depois veio a poesia com Augusto dos Anjos e fui conhecendo outros poetas, pois sou um leitor inquieto, em meio a tudo isso descobri Vinícius de Morais, que uniu poesia e a música, isso me fez escrever e produzir o CD CineClube.

PET: Sempre se comenta que “a literatura potiguar não atravessa fronteiras”. Você concorda?

Lívio: Atravessa menos do que poderia. Têm alguns como Ney Leandro e Zilá Mamede que conseguiram, embora tenha que haver um esforço.

PET: Você participa e colabora com a organização do “Encontro Natalense com Escritores”, além de prêmios importantes como Luís Carlos Guimarães e Othoniel Menezes, os quais você também ganhou. Como é participar da comissão de análise? 

Lívio: Primeiro a prática da leitura te faz conhecer um bom poema, e ao participar é preciso estabelecer alguns critérios. Por exemplo: o autor ter no mínimo conhecimento da língua portuguesa, ver se a fórmula é autêntica e original para seduzir pela palavra.

PET: Os prêmios são incentivos aos jovens autores?

Lívio: Sim, é um grande incentivo, embora sejam muito burocráticos.

PET: Dentro do PET nós temos o projeto “Encontro com Escritores”, o que você achou desse projeto?

Lívio: Acho que é sempre importante esse intercâmbio, essa troca, pois você partilha essa experiência e assimila o que é importante em novos caminhos, em novas práticas. Eu elegi a literatura como minha paixão, então tudo têm que girar em torno disso. É interessante, eu tento fazer com que minha experiência seja importante para outras pessoas. Em minha coluna de crônicas no jornal às vezes, é preciso falar coisa duras para construir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário