sábado, 2 de junho de 2018

Chamada para o PET Clube de Leitura


O próximo PET CLUBE DE LEITURA terá como objeto de discussão o romance Ema, da poetisa e ficcionista portuguesa Maria Teresa Horta.

Nascida em 1937, Maria Teresa Horta, engajada na luta feminista, possui uma vasta obra em que coloca como centro a mulher. Na poesia, o seu livro Minha Senhora de Mim, lançado em meio à ditadura de Marcello Caetano, abalou a sociedade portuguesa ao falar de questões que rompem com os valores patriarcais, como o corpo da mulher, o desejo feminino etc.

Na ficção, os seus livros também ecoam esse pensamento. No romance escolhido para discussão, acompanhamos a história de três Emas: avó, mãe e filha. Três gerações que, além do mesmo nome, carregam o mesmo fardo: ser mulher em uma sociedade que as oprime. A primeira Ema foi assassinada pelo marido, a segunda foi tida como louca e levada a um hospital psiquiátrico e a terceira inverterá de alguma maneira o destino que percorre as mulheres da família.

O livro possui uma narrativa desafiadora, não linear, em que as três Emas assumem o foco narrativo. As vozes ora se confundem, ora são bem delimitadas, e cabe ao leitor identificar o foco narrativo de cada momento.

Curiosos? Não deixem de participar! Dia 05/06, às 17h, na sala E2.

Se você não possui vínculo com a UnP e deseja participar, entre em contato conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário