terça-feira, 6 de junho de 2017

ENCONTRO COM ESCRITORES: JOSÉ DE CASTRO



O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras realiza no dia 6 de junho mais uma edição do Encontro com Escritores. A partir das 17h estará em uma roda de conversa como os alunos da Escola da Educação, o Escritor José de Castro, no Auditório D2 da Unidade Floriano Peixoto. A genialidade do convidado, se destaca em obras para o público infantojuvenil. O evento é destinado para os acadêmicos da Escola.

Sobre o Escritor
José de Castro, considera-se mineiro-potiguar (nasceu em Resplendor/MG). Escolheu morar em Natal/RN há 40 anos. Escreve para crianças e para adultos. Foi professor da UFRN (Depto. de Educação)  e diretor da TV-Universitária de Natal. Possui livros infantis e infantojuvenis publicados:  A marreca de Rebeca (livro de estreia, em 2002.) Depois dele vieram outros: O mundo em minhas mãos (2005), A cozinha da Maria Farinha (2007), Poemares (2007), Dicionário Engraçado (2012), Poetrix (2012), Poemas Brincantes (2015), Meu amigo paladar – um guia da alimentação saudável (2016, em parceria com o poeta Antonio Francisco); e Vaca amarela pulou a janela (2017). Para “gente grande”, escreveu um livro de humor (Quem brinca em serviço – 2003) e dois de poemas: Apenas palavras (2015) e Quando chover estrelas (2015). Tem participação em cerca de 20 coletâneas poéticas para o público adulto. Participa da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN – SPVA/RN e da União Brasileira de Escritores – UBE/RN.
É membro correspondente da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil – ALACIB/Mariana/MG e Cônsul Poeta del Mundo de Parnamirim/RN. Além disso, foi escolhido patrono de uma biblioteca escolar na Escola Municipal Jacira Medeiros, de Parnamirim/RN, a Biblioteca José de Castro e de uma sala de aula na Escola Municipal Jornalista Erivan França, zona norte de Natal. Vem colaborando com a Caravana de Escritores Potiguares, coordenada pelo pesquisador Thiago Gonzaga, que viaja por todo o Estado do RN divulgando obras de autores da terra; participa também do projeto Casa das Palavras, coordenado pelo jornalista Rilder Medeiros, que instala minibibliotecas por todo o RN e incentiva a leitura e a escrita literária junto a professores, crianças e adolescentes.  Além disso ministra oficinas de prosa e poesia e sobre criatividade, fantasia e imaginação a serviço da produção literária. Seus livros infantojuvenis vêm sendo adotados em várias escolas do Rio Grande do Norte. Está com dois novos livros no prelo: Desditos populares & outros textos de humor (para adolescentes) e Um livro, um castelo (poemas – infanto-juvenil).

Disponível em: https://unp.br/noticias/pet-letras-realiza-edicao-encontros-com-escritores-com-jose-de-castro/. Acesso em 06 de junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário