domingo, 28 de setembro de 2014

IX Jornada de Culturas Brasileiras





A IX Jornada de Culturas Brasileiras, realizada pelo curso de Letras - UnP no dia 24 de setembro, contou com a presença do cordelista Antônio Francisco e da poetisa Sinhá. A abertura do evento foi realizada pela diretora da Escola de Educação, Profa. Valéria Credídio que deu boas-vindas aos alunos dos cursos de História, Letras e Pedagogia. Na apresentação da poetisa Sinhá, ocorreram intervenções poéticas do Clube de Letras e Arte – CLEART, feitas pelos alunos Hugo Sales, Lanuk Nagibson e Luísa Sicolo.


A poetisa e grafiteira natalense, residente em São Paulo, veio a Natal para o lançamento de seu segundo livro de poemas Na veste dos peixes as palavras de ontem. Sinhá nos contou um pouco de sua história e sobre como se deu seu primeiro contato com as artes de modo geral, falou também do seu primeiro livro Devolva meu lado de dentro e confessou já ter planos para o lançamento de um terceiro cujo nome será Magarefe. Em seguida houve a apresentação do vídeo produzido pelos petianos Fernanda Câmara e Gustavo Matos, com a dramatização do cordel de Antônio Francisco Os animais têm razão, feita pelos alunos do 8º ano D da Escola IV Centenário. Essa turma foi a vencedora do concurso “Os animais têm razão: dramatização do cordel”, realizado pelos participantes do projeto de extensão Cais da Leitura, com os alunos dos 8o e 9o anos  dessa   escola.. Em seguida, Antônio Francisco, cordelista mossoroense e ocupante da cadeira número 15 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, brindou a plateia com a declamação de seus cordéis.



Num ambiente de descontração, os alunos puderam fazer perguntas aos escritores, promovendo, assim, um diálogo de grande proveito para todos. O encerramento da Jornada teve participação do aluno Herisson Silvestre, do 6o período de Letras, que tocou e cantou as músicas de sua autoria: “Você é meu Céu” e “Coração de Cordel”. O evento também contou com a participação da editora Jovens Escribas, que montou uma feira de livros a preços promocionais. No final do evento, os componentes do grupo CLEART distribuíram balões poéticos à plateia e aos convidados.


Alguns bolsistas do Pet e a tutora profª Dra. Conceição Flores com o cordelista Antônio Francisco, a poetisa Sinhá e o escritor Daniel Michoni

CLIQUE AQUI e confira as fotos do Evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário